Gramado: o que saber antes de ir?
Gramado, com certeza, é um dos destinos mais buscados dentro do Brasil, durante o ano todo.
Se você ainda não conhece esta cidade da serra gaúcha, recomendo demais agendar uma viagem pra lá, que você vai amar!
Quando ir?
Gramado é famoso pelo friozinho, com seus variados fondues, vinhos e chocolates. O auge do inverno é junho e julho, quando as temperaturas podem ser até negativas.
Porém, justamente por isso é alta temporada, e os preços estarão um pouco mais salgados.
O verão, que seria a época menos interessante de conhecer, é quando ocorre o Natal Luz (clique aqui para ver mais detalhes), deixando a cidade ainda mais mágica e linda. O evento ocorre de outubro a janeiro, e é quando as temperaturas podem estar um pouco mais altas.
Por isso, recomendo Gramado o ano todo mesmo! Todos os meses do ano tem um friozinho gostoso ou um “algo a mais” para ser visto. Minha última visita foi no final de outubro e o clima estava ótimo! Calorzinho de dia e um frio suave de noite.
Quanto tempo ficar em Gramado?
Como Gramado tem MUITA coisa para fazer, e é uma cidade mais afastada, visto que você passa cerca de 2 horas na estrada, saindo de Porto Alegre, recomendo ficar, no mínimo, 3 dias inteiros (sem contar o dia de chegada e de saída). O ideal seria de 4 a 5 dias inteiros, para fazer as coisas com mais calma.
Como chegar em Gramado?
Partindo de outro estado, você pode chegar lá por 2 aeroportos: pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (a cerca de 115km de distância); ou o Aeroporto Regional de Caxias do Sul (a cerca de 70km de distância).
Recomendo chegar pelo aeroporto de Porto Alegre, que tem uma infraestrutura melhor, fecha menos (por conta de mal tempo), e tem passagens aéreas com preço mais em conta.
De lá, você ainda precisará de uma nova forma de locomoção para chegar em Gramado. Pode ser por aluguel de carro ou transfer. Se optar por transfer, recomendo a Brocker Turismo, que tem loja dentro do próprio aeroporto.
Pernoite em Porto Alegre
Dependendo do horário do seu voo, recomendo MUITO passar uma noite em Porto Alegre antes de pegar a estrada. Quando fui, fiquei hospedada no NOVOTEL Porto Alegre Airport e recomendo bastante! É super pertinho do aeroporto, tem transfer, um café da manhã completinho, internet, piscina, academia, bons quartos e um restaurante com comida bem gostosa.
Onde se hospedar em Gramado?
É no centrinho de Gramado que quase tudo acontece. A rua principal é a Avenida Borges de Medeiros, onde fica a Igreja Matriz, a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, e uma infinidade de restaurantes e lojinhas. Todos próximos uns dos outros. Então, se você ficar nessa região, você aproveitará muitas coisas a pé mesmo.
Ótimas opções nesta região são: Hotel Laghetto Stilo Borges (é mais novo que o irmão Laghetto Hotel Laghetto Stilo Centro, que também é uma boa opção); Hotel Cercano, Serrazul Hotel Distributed By Intercity, Modevie Gramado.
As opções em bairros um pouco mais afastados (cerca de 10 minutos de carro) são mais tranquilas, e você também encontrará excelentes opções de hotéis, como o Hotel Recanto da Serra, Hotel Refugio da Montanha e a Pousada Jardim Secreto.
Se atente aos opcionais que alguns oferecem incluídos no preço da diária, como café da manhã e estacionamento, se for do seu interesse.
Como se locomover em Gramado?
Apesar de relativamente pequena, Gramado tem MUITA coisa para ver, fazer e comer, tanto na própria cidade, como nos arredores. Com certeza, alugando um carro (clique AQUI para ver os melhores preços com desconto) você vai aproveitar bem mais! Para estacionar no centrinho, você vai precisar de um pouco mais de paciência para achar vaga, mas nada impossível.
Se você não dirigir, ou optar por não alugar carro, poderá usar o Uber ou táxi. O aplicativo do Uber funciona perfeitamente lá, com algumas variações de tarifas, dependendo da demanda.
O que fazer em Gramado, Canela e arredores?
Aqui vai uma lista dos programas que fiz e super recomendo!
Aldeia do Papai Noel
A atração bem voltada para as crianças, onde elas poderão encontrar o Papai Noel o ano todo. Tem renas de verdade, um trenó voador, monorail e a casa do Papai Noel.
Alpen Park
Parque de diversões aberto e pequeno, mas com montanha-russa, carrinho de bate-bate, e atrações 3D. O grande destaque é o trenó, que fui e amei!! É tipo uma montanha-russa onde você controla a sua velocidade. Também tem uma parte dedicada a arvorismo, com tirolesa e passeio de quadriciclo.
Big Land
Eu AMEI esse lugar! É um parque indoor (coberto), com vários brinquedos da “nossa época”! Melhor falar assim pra não entregar a idade! rs Tem vídeo game, pescaria, e muitos outros! Voltei a ser criança na hora que pisei lá!
Catedral de Pedra
Famosíssima pela sua arquitetura de estilo gótico inglês, a Catedral de Pedra fica bem no centro de Canela, e é parada obrigatória. É muito linda!
Dreamland – museu de cera
Museu de cera é sinônimo de diversão garantida! Você encontrará várias celebridades em tamanho real, como Neymar, Silvio Santos, Harry Potter e Rainha Elizabeth.
Igreja Matriz São Pedro
Bem no centro de Gramado, em frente à Rua Coberta, fica a Igreja Matriz São Pedro, que é um dos símbolos da cidade.
Jardim do Amor
O Jardim do Amor fica em anexo ao Casamento dos Sonhos, e é um lugar absolutamente lindo para tirar fotos! Muito instagramável e com uma pegada romântica, rende lindos cliques!
Lago Negro
Definitivamente, um cartão postal da cidade de Gramado. O Lago Negro é artificial e foi construído em 1942 para esconder os estragos de um incêndio ocorrido na área. As árvores foram importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Nele, você poderá andar de pedalinho ou simplesmente passear ao seu redor.
Le Jardin
É um parque de lavandas simplesmente maravilhoso! Inaugurado em 2006, permanecendo florido em qualquer época. Além do cenário encantador, também tem um café (que serve um famoso strudel de maçã), e uma lojinha que vende produtos produzidos com lavanda. AMO!
Lojas de chocolate e Mundo de chocolate
Quando falamos em Gramado, logo pensamos em chocolate, certo? Lá tem muita fábrica de chocolate artesanal e várias lojinhas espalhadas pela cidade. Dentre as mais famosas, estão: Prawer, Lugano (minha preferida), Florybal e Caracol.
O Mundo de Chocolate fica colado a uma loja da Lugano, no centro de Gramado, na Avenida Borges de Medeiros. Lá, mediante ingresso, você verá os mais belos pontos turísticos do mundo, todos feito com chocolate. A réplica de chocolate da Torre Eiffel, por exemplo, tem mais de 4 metros de altura!
Mini mundo
É um parque a céu aberto com miniaturas de réplicas fiéis de prédios, pontos turísticos e atrações do mundo todo. A riqueza de detalhes impressiona, já que tudo foi construído com base nos respectivos projetos originais. Um clássico de Gramado!
Mundo a Vapor
Atração para os apaixonadas pelo mundo das máquinas a vapor, cheio de história e curiosidades. Uma viagem no tempo, pelos 6 continentes, mostrando como cada país foi impactado pela força do vapor e quanto isso ainda é importante até nos dias de hoje.
Parque do Caracol
Definitivamente, uma das principais atrações do Rio Grande do Sul. O Parque do Caracol fica em Canela, e é onde está situada a famosa Cascata do Caracol. A cascata tem 131 metros de altura e impressiona pela sua beleza. Você poderá observá-la de vários pontos, como mirantes, ou até mesmo descer por uma escadaria de 927 degraus até sua parte inferior (atualmente, esta escadaria se encontra fechada).
Outra forma de observar a Cascata do Caracol é indo até o Parques da Serra, a 500m de distância do Parque do Caracol, e andar nos bondinhos aéreos, que oferecem vistas lindas!
Pórticos de Gramado
Sabe aquela foto que todo mundo tem? Então, essa mesmo! rs Gramado possui 2 pórticos nas entradas da cidade. O mais antigo fica na Av. das Hortênsias, por quem chega por Nova Petrópolis, via rota romântica. Já o segundo fica na ERS-115, no acesso via Taquara.
Praça das Etnias de Gramado
É uma homenagem às diferentes culturas que colonizaram Gramado: alemã, italiana e portuguesa. Nela, você encontra a Casa do Colono, onde são vendidas comidas típicas artesanais. Aos finais de semana, pela manhã, acontece uma feirinha de artesanato.
Rua Coberta de Gramado
Famosa rua bem no centro de Gramado, cheia de restaurantes.
Rua Torta de Gramado
A Rua Emílio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta, fica bem no centro de Gramado, próximo à rodoviária. É mais um ponto turístico da cidade e merece a visita, já que ela está sempre muito florida e enfeitada nas épocas festivas.
Qualquer semelhança é mera coincidência! Mas ela lembra bastante a Lombard St, em São Francisco, na Califórnia!
Snowland
Ama esquiar na neve ou nunca viu neve? Aqui é o seu lugar! O Snowland é um parque indoor onde você pode esquiar, praticar snowboard, patinação no gelo, descer de bóia na montanha de neve, o ano todo!
Tem muita atividade e o parque ainda oferece roupas de frio para quem vai ficar na área da montanha.
Super Carros
Sabe aqueles carros no estilo “Velozes e Furiosos”? São exatamente esses que você encontrará aqui! E o melhor de tudo é que você poderá dirigi-los! Tem Ferrari, Lamborghini, Mustang, Maserati, Porsche….
Vinícola Jolimont
Se você é um amante de vinhos, não pode deixar de conhecer a vitivinícola Jolimont. É a vinícola mais famosa da região, com vários vinhos premiados, inclusive, no exterior, e vale muito fazer a degustação (fora a paisagem que é incrível!).
Vinícola Ravanello
A vinícola Ravanello é menor, e possui um ambiente mais familiar. Os vinhos são bem exclusivos, sendo a primeira empresa vinícola com o selo de produção integrada (certificação baseada na adoção de boas práticas, tanto agrícolas quanto de fabricação, visando à ausência/redução de resíduos químicos, físicos e biológicos nos produtos, oferecendo assim alimentos seguros e de alta qualidade aos consumidores).
Lá, você também pode fazer a visita e degustação dos vinhos, e recomendo DEMAIS!
Onde comer em Gramado?
Gramado também é conhecida pela sua alta gastronomia e variedade de restaurantes. Não é lugar para pensar em dieta, já que a cidade vai muito além dos chocolates! Abaixo, vou falar daqueles que fui e recomendo, e outros que não fui, mas me recomendaram demais!
Cacique Restobar
Exatamente em frente à igreja de Gramado (Igreja Matriz São Pedro), bem no centro, fica o Cacique Restobar. O lugar em si já é cheio de história e de charme. Tanto os drinks, como a carta de vinhos e os pratos são maravilhosos! Eu AMEI esse lugar tanto para uma bela refeição, como para petiscar com drinks entre amigos.
Um destaque merecidíssimo à adega que se encontra no segundo andar. Já quero na minha casa!
Cantina Di Capo
Aquela cantina SUPER italiana, onde o ponto alto do almoço foi a lasanha.
Innamorato Caffè Gramado
Quem ama doces e sobremesas deliciosas, com sorvetes e chocolate, PRECISA passar por lá.
Churrascaria Baggio
Fica no caminho entre Canela e Gramado e tem um ótimo custo x benefício. As carnes são muito gostosas e o atendimento também é muito bom.
Nostri Nonni
MARAVILHOSO!!!! Apenas isso!!! Comida italiana de primeira, num ambiente lindo e atendimento excepcional!! Não deixe de conhecer!
Fica em anexo ao Hotel Laghetto Stillo Borges, bem no centro de Gramado mesmo.
Villa Italia – Museu & Cantina
Um pouco mais afastado, mas vale muito a visita! O lugar é incrível, super aberto, ótimo para ir com as crianças e servem um rodízio muito maravilhoso de massas e risotos.
Não consegui ir nesses restaurantes abaixo, mas me foram muito bem recomendados!
Fondue Belle Vitrine
Sequência do famoso fondue de Gramado.
Pizzaria Cara de Mau
Pizzaria temática e deliciosa, indicada por muitos seguidores!
Hector
Essa pizzaria foi recorde de indicação! Muita muita gente a indicou. O ambiente é temático, bem no estilo Harry Potter, e dizem que a pizza é maravilhosa! As crianças também amam! Na próxima vez que eu for a Gramado, não deixo de conhecer!
Canela
Canela fica a 7km de Gramado e com certeza vale a visita! É uma cidade super charmosinha, e agradável de passear. A grande estrela de Canela é a Catedral de Pedra, que fica bem no centro mesmo, recebendo uma iluminação diferenciada depois que escurece.
No entorno da Catedral, tem muitas lojinhas legais e onde você pode encontrar roupas de frio com bom preço.
Canela também tem a sua Rua Coberta, cheia de restaurantes e lojinhas fofas (inclusive de chocolate), e onde você encontra o parque indoor Big Land (que falei acima), e a velha locomotiva Le Meuse, que ficou desativada por 40 anos e foi recolocada na estação Campos de Canella, que foi revitalizada e se tornou uma atração turística.
Vale demais o passeio!
E você? Tem outras dicas de Gramado e Canela? Compartilha conosco!
Não deixe de ver os serviços prestados pelos parceiros do blog, que possuem um preço excelente e são empresas de CONFIANÇA (clique AQUI).Serviços