Alto Caparaó: o cantinho de MG que você precisa conhecer!
E quando eu digo “cantinho”, é porque é no cantinho mesmo de Minas Gerais! Alto Caparaó fica bem na divisa com o estado do Espírito Santo, numa altitude de 1000 metros de altitude, cercado por montanhas.
A fama da cidade que me despertou o interesse de conhecer essa região veio do Parque Nacional do Caparaó, com suas belas cachoeiras. Porém, o lugar vai muito além! E simplesmente porque os melhores cafés do Brasil são produzidos lá! Você sabia disso?
Como chegar em Alto Caparaó
Como falei acima, Alto Caparaó é bem na divisa de Minas Gerais e do Espírito Santo. De Belo Horizonte/MG até lá são 325km (e cerca de 5h30m), e de Vitória/ES são 225km (e cerca de 4h30m).
Mesmo que você vá de avião até uma dessas capitais, ainda terá que alugar um carro (o mais recomendado) até Alto Caparaó. Assim, sugiro tirar alguns dias a mais e aproveitar uma road trip pelas cidades históricas de Minas Gerais, que são, relativamente, próximas, como eu fiz!
Onde se hospedar em Alto Caparaó
Minha hospedagem foi mais uma bela surpresa de Alto Caparaó! Fiquei na Pousada Montanhas do Caparaó, que é super novinha, tem estacionamento e café da manhã incluídos, e, seu grande diferencial é o atendimento dos seus funcionários. Todos foram extremamente solícitos, e me ajudaram com dicas, informações e boas recomendações.
Além disso, a localização do hotel é excelente, bem próxima do parque nacional (2,5km), e a uma distância à pé de vários restaurantes, cafés e lojinhas.
Seguem algumas outras boas opções de hospedagem:
- Pousada Café da Mata: tem uma vista maravilhosa da cidade, das montanhas e cafezais. Super bem avaliada, com café da manhã incluído e servido no quarto.
- Canto das Pedras Flat: novíssimo! Como o nome diz, não é hotel/pousada, mas um flat. Cada apartamento possui uma cozinha totalmente equipada, e está super bem avaliado.
- Caparaó Parque Hotel: é o maior hotel, com mais infraestrutura, dentre os recomendados aqui. Tem piscina externa e coberta, academia, parquinho… Muito próximo ao Parque Nacional do Caparaó, e bem avaliado.
E para consultar outras opções de hospedagens, com o melhor preço, é só navegar pelo mapa abaixo!
Quantos dias ficar
Inicialmente, fui para ficar apenas uma noite, antes de seguir viagem até Ouro Preto. Lá, optei por ficar mais uma, e ainda confesso que teria ficado mais uma, pelo menos. Ou seja, sugiro ficar, no mínimo, 3 dias inteiros por lá.
Alto Caparaó tem muitas atividades! Se você for uma pessoa do tipo aventureira, que gosta de cachoeiras e trilhas, ou se é um amante do café e tem interesse pela sua produção, recomendo até 5 dias inteiros.
Quando ir
Alto Caparaó fica a uma altitude elevada e é cercado de montanhas. Assim, a cidade tem um clima ameno quase que o ano todo. Fui em outubro e estava um friozinho bem gostoso e agradável. Se a sua ideia for se esbaldar nas inúmeras cachoeiras dos parques, recomendo focar mais no verão. Em outubro, já estava inviável mergulhar naquelas águas congelantes.
A época de chuva vai de novembro a janeiro, justamente quando as temperaturas estão mais altas. Os meses mais secos vão de abril a setembro.
O que fazer em Alto Caparaó
Parque Nacional do Caparaó
O Parque Nacional do Caparaó é a grande estrela da cidade! É lá que fica o famoso Pico da Bandeira, com 2890m, e é o terceiro mais alto do Brasil, ficando atrás apenas do Pico da Neblina e do Pico 31 de Março, ambos no Amazonas.
O Parque Nacional é dividido, estando 80% dentro do Espírito Santo, e apenas 20% em Minas Gerais. Você pode acessar o parque tanto pela Portaria de Alto Caparaó, no lado de Minas Gerais, como eu fiz e relato neste post, como pela Portaria de Pedra Menina, no lado do Espírito Santo.
Além do Pico da Bandeira, o Parque Nacional do Caparaó possui vários atrativos, como eu listo alguns abaixo.
- Tronqueira: este é o ponto de partida para algumas boas trilhas, incluindo a do Pico da Bandeira. Você pode chegar de carro até o estacionamento da Tronqueira, que já fica a 1970 metros de atitude, com uma vista linda do seu mirante, se o tempo estiver aberto. Este estacionamento tem banheiros, mirante, área de piquenique e para acampamento.
- Vale Encantado: muito maravilhoso e BEM instagramável! A cachoeira tem uma queda d’água enorme e vai formando várias piscinas naturais ao longo do percurso. Trilha tranquila até lá, de cerca de 15 minutos. Essa até eu fiz! rs
- Vale Verde: linda cachoeira e você consegue chegar até a sua entrada de carro. Bem próxima à entrada do parque (cerca de 600m) e não precisa de esforço.
O Parque Nacional do Caparaó possui entrada gratuita, e é possível circular de carro lá por dentro, até determinados pontos mais próximos das trilhas. Tudo muito bem sinalizado, com estacionamento e banheiros. Algumas estradas são bem íngremes e de terra, dependendo do tempo e se estiver com carro baixo, você pode ter alguma dificuldade. Ele tem horário de funcionamento, que varia de acordo com a época, e se você for fazer a trilha do Pico da Bandeira, consegue uma reserva para entrar mais cedo.
Outros parques de Alto Caparaó
Apesar de não ter conhecido nenhum dos 3 parques abaixo, por não ter tido tempo, todos foram muito bem recomendados e é bom você saber que existem outras opções nas redondezas.
- Parque Cachoeira das Andorinhas: apesar de ficar em Alto Jequitibá, a sua entrada principal é por Alto Caparaó. Não conheci, mas é um parque super recomendado e com uma ótima infraestrutura.
- Poço do Egito: esta cachoeira é próximo a Alto Caparaó (cerca de 16km, dando 40min de carro), mas já fica no lado do Espírito Santo, em Iúna. Entrada paga: R$10,00 por pessoa.
- Parque Hidrolândia: este parque também fica do lado capixaba, a uma distância de 21km, dando em torno de 45min de carro. Entrada paga: R$15,00 por pessoa.
Cafés de Alto Caparaó
Você sabia que Alto Caparaó é o berço dos cafés mais premiados do Brasil? Por isso, você não pode sair de lá sem conhecer uma dessas fazendas maravilhosas. A escolhida por mim foi a Ninho da Águia e recomendo MUITO!!! Além do café ser maravilhoso, a experiência é incrível!!!
Fazenda Ninho da Águia
Cheguei na Fazenda Ninho da Águia por recomendação do recepcionista Bruno, da Pousada Montanhas do Caparaó, onde fiquei hospedada. Ele foi categórica ao dizer: “se só tiver tempo de ir em uma, escolha esta!” E assim, obedeci! rs Não precisa de hora marcada. Basta colocar no GPS, chegar no destino (onde não pegava sinal de internet) e estacionar.
Quando cheguei, até fiquei na dúvida se estava no lugar certo, pois parecia que estava invadindo a propriedade de alguém! Mas mal abrimos a porta do carro, fomos recepcionados pelo senhorzinho mais fofo do mundo, o Sr. Aídes, com o maior sorriso no rosto e ansioso para nos ensinar todo o processo do café, nos apresentar as pessoas de lá, e nos levar para a já (tão esperada) degustação. E assim foi feito! Sr. Aídes nos mostrou o ENORME jabuticabeira que tem logo na entrada (e prestes a entrar no Guiness, livro dos recordes); passeou conosco por alguns pés de cafés; nos apresentou o Marcos, responsável pela torra, que também ajudou nas inúmeras explicações sobre todo o processo; até nos levar à degustação de alguns dos melhores cafés da fazenda, que também foram os melhores cafés que já provei na vida!
Sabe aquele lugar que você pode passar horas e horas e nem sente o tempo passar? Bem isso! Sentamos, ouvindo mais histórias do Sr. Aídes (que viemos a descobrir que é simplesmente o dono da p@!!# toda!), enquanto sua nora preparava os cafés, conhecíamos o seu filho, e provávamos o bolo de banana com doce de leite, que é receita da família.
Amamos cada minuto lá e super recomendo! A visitação e degustação são gratuitas, não precisa agendar e os cafés são maravilhosos e premiadíssimos (não só no Brasil, como no mundo!)
Recanto dos Tucanos
A Fazenda Recanto dos Tucanos é super conhecida pela varanda de onde você pode assistir um pôr do sol deslumbrante, com uma vista da cidade toda, bem do alto, saboreando cafés maravilhosos e premiadíssimos!
Infelizmente, estava precisando fazer agendamento, e não sabíamos. Chegamos lá e demos com o nariz na porta, literalmente! Fora que por ser no alto, tem uma subida bem íngreme e de estrada de terra. Como já estávamos lá, aproveitamos para ver o espetáculo da natureza, mesmo sem provar os cafés.
Sítio Pé de Breu
Se tivéssemos um pouquinho mais de tempo, esse seria o terceiro produtor escolhido para conhecer! Também muito recomendado e parece ser mesmo maravilhoso! Por isso, fica a minha recomendação!
Onde comer
Alto Caparaó é uma cidade bem pequena, mas um pouco “espalhada”. Assim, estar de carro lá acaba se tornando bem útil. Tem bons restaurantes, que também ficam em diferentes cantos. O centrinho principal é na praça, onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, mas nem todos os restaurantes são por lá, a uma distância à pé.
Segue abaixo uma listinha das principais opções de onde comer em Alto Caparaó:
- Estância Gourmet: é o restaurante mais “famosinho” da cidade, bem espaçoso e com uma comida bem saborosa!
- Pizzaria All Forno Gourmet: é do mesmo grupo do restaurante acima, e ficam bem próximos um do outro. Pizza à lenha muito gostosa, com vários sabores, e uma boa carta de vinhos. Também adoramos as bruschetas.
- Pizzaria Serrano: nos foi recomendado pelo recepcionista do nosso hotel, mas estava fechada no dia que fomos
- La Vie Cafeteria: serve lanches também, além de quitutes e café. Lugar super agradável.
Está tudo bem detalhadinho neste post para você planejar uma viagem incrível até Alto Caparaó! Esse cantinho de Minas Gerais que você precisa conhecer e eu amei!
Vale dizer que nos “DESTAQUES” do Instagram @sra.viagem tem vídeos com muita informação de quando estive por lá!