Zanzibar: o que saber antes de ir

Zanzibar? Sim! Vamos expandir horizontes e conhecer o continente do Rei Leão?! Hakuna Matata!

Prison Island

E já começando com uma curiosidade Disney! Hakuna Matata é uma frase em suaíli, que é a língua falada na África Oriental, especialmente na Tanzânia (onde fica Zanzibar) e no Quênia. E pode acreditar, esta expressão que na sua literalidade significa “sem problemas/preocupações” é MUITO usada pelos locais! Quem é fã do Rei Leão, provavelmente, já conhecia, pois Elthon John gravou uma música exatamente com este título para fazer parte da trilha sonora do desenho!

Quem me acompanha no Instagram, viu a minha viagem recente para Zanzibar. Como encontrei dificuldade em achar informações e opiniões sobre este destino antes de viajar, resolvi contribuir com a minha experiência. Já adianto que possuo opinião diferente da maioria dos posts que li (explicarei mais adiante), e a ideia é que você saiba exatamente o que te espera na ilha!

Para começar, Zanzibar fica na Tanzânia, e é o conjunto de duas ilhas: Unguja (significa Zanzibar na língua nativa, que é o suaíli) e Pemba. Conheci a Unguja, que é a maior e mais famosa turisticamente. Mas, sem mais delongas, vamos às informações!

Antes de ir…

Chegada em Zanzibar
  • Visto

Para entrar em Zanzibar, você precisa de um visto, que é retirado na sua chegada, dentro do próprio aeroporto, por $50 (por pessoa). Fato curioso: ao chegarmos, um funcionário do aeroporto (com crachá) nos pediu para acompanhá-lo para uma salinha (o resto dos passageiros estavam formando uma fila). Era uma salinha com vários sofás, ar condicionado e mordomia. Preenchemos o formulário do visto ali mesmo, pagamos e o funcionário nos pediu um “agrado” (na frente dos policiais mesmo… bem normal, sabe?). Demos $20 e pronto. Agora… por que fomos os escolhidos? Menor ideia! Devemos ter cadas de rycos! rs Outras pessoas também foram encaminhadas para a tal salinha, mas a seleção nos pareceu bem aleatória.

  • Chip de celular

Comprei o chip dentro do próprio aeroporto, perto da esteira das malas. Tem vários planos e funcionou muito bem durante minha estadia por lá.

  • Vacina contra febre amarela

Esta é uma das exigências formais para se entrar no país (além do visto). Mas, admito que nem pediram o meu certificado internacional. Independentemente disso, é essencial que você tenha um e leve.

Não deixe de ler o nosso post sobre como pesquisar passagens aéreas e encontrar os melhores preços, clicando AQUI!

Quando ir?

Não faça como eu, que fui em maio, bem na época de chuva, que é do mês de março ao mês de maio. A época de chuva é de chuva mesmo! Pode acreditar! Fui no início de maio e, fiquei seis dias e choveu por cinco dias. 

Nungwi Beach

Onde se hospedar?

Para mim, esse é o x da questão. Todos os blogs que li, diziam para dividir a estadia em 2 praias diferentes. Alguns blogs aconselhavam a dividir até em 3 locais diferentes: duas praias e em Stone Town. 
Como as dicas eram estas, optei por dividir minha hospedagem em duas praias diferentes: Nungwi, onde fiquei no Hotel Riu Palace Zanzibar, e Paje Beach, onde fiquei no hotel Khulala Ocean Blue.
A ilha é muito grande por isso algumas pessoas recomendam esta divisão. Porém, não é a minha sugestão. Achei tal divisão desnecessária. A praia de Nungwi, que fica ao norte, é considerada a mais bonita da ilha! E foi a minha preferida! Certeza que, voltando, ficarei o período todo de estadia em Zanzibar nesta praia, e exatamente no mesmo hotel! Ela fica a cerca de 1 hora e meia do aeroporto. 

Praia de Nungwi, Zanzibar
Nungwi Beach – RIU Palace Zanzibar

Nungwi Beach – Riu Palace Zanzibar

Esse hotel é um dos melhores que eu já fiquei na minha vida! Sem exagero! Super super recomendo! Ficamos 2 noites lá e achei bem pouco. Tudo é maravilhoso: conforto, acomodação, atendimento, estrutura, comida, bebida… Ele é do esquema All inclusive, mas é apenas para adultos. Se você for viajar sem crianças, recomendo muitíssimo se hospedar nele durante toda a sua estadia em Zanzibar! (Para ver a cotação, clique AQUI!) Garanto que você não vai se arrepender.

Riu Palace Zanzibar
RIU Palace Zanzibar – vista do quarto
Quarto do RIU Palace Zanzibar
RIU Palace Zanzibar – Quarto

Ai férias! Já quero me tele transportar para lá de novo. Tudo de bom! Tratamento de rainha! Todos os funcionários são prestativos e fazem de tudo para te agradar. O hotel é cuidadoso nos mínimos detalhes. O quarto é simplesmente maravilhoso! Tem uma vista incrível, não é devassado, tem o banheiro enorme(dos sonhos), uma cama gigante cheia de travesseiros e lençóis deliciosos. Fora que é lindo! Mostrei os detalhes nos stories do @amoorlandoblog e está salvo nos destaques!

Paje Beach – Khulala Ocean Blue

O mês de maio é tão baixa temporada, que só tinha nós dois no hotel todo! rs Juro! Ele fica bem de frente para a praia de Paje, que é também é linda, mas não tanto quanto a de Nungwi. Este hotel é bonzinho… o problema é que tive o Riu como parâmetro né…. aí ferrou!! rs Mas acho que, pela experiência como um todo, não voltaria nem para esta praia, nem para este hotel. Se quiser mesmo dividir a sua estadia em Zanzibar em duas partes, recomendaria a Pingwe, que tem um pouco mais de movimento em relação a restaurantes e bares.

Khulala Beach Hotel

Como se locomover em Zanzibar?

Esta é, disparadamente, a pior parte de Zanzibar! Como falei antes, a ilha é bem grande, as estradas são péssimas, e, pelo que ouvimos dizer pelos próprios locais, há sérios problemas de corrupção na polícia. Nos foi dito que a polícia faz blitz para pegar dinheiro dos turistas, já que é tudo muito mal sinalizado. Por exemplo, não tem nem placa de limite de velocidade, mas ele existe! E essa é uma das maneiras que você pode se dar meio mal. Fora alguns trechos em obra não comunicados, ou trajetos que o gps indica como sendo mais rápidos e, na verdade, acabam sendo mais demorados pelas condições da estrada, e tem um outro percurso melhor, enfim…. Logo, com este cenário, alugar carro ficou fora de cogitação. Afinal, férias são para relaxar, né?!

Transfer x táxi

Também por conta destes fatores, qualquer transfer ou táxi acabam sendo bem caros. Por outro lado, não tem muito o que se fazer a respeito, a não ser negociar o máximo que conseguir!

Na ida do aeroporto para o RIU Palace Zanzibar, arranjamos um transfer direto com o hotel, que nos cobrou $60 pelo carro (o dólar é muito bem aceito em Zanzibar e você pode comprar tudo com ele). Com esta mesma empresa, fechamos o transfer do RIU para Khulala Ocean Blue, que nos cobrou $50 pelo carro. Pena que só nesse momento percebemos que os valores eram meio aleatórios, passíveis de negociação! Então, vai a dica: não deixe de pechinchar, e SEMPRE pergunte ANTES o valor das coisas.

dinheiro de zanzibar

Pegamos o contato deste motorista do segundo transfer e negociamos direto com ele o nosso retorno para o aeroporto; um dia de passeio a Stone Town, com a visita a Prison Island incluída; e a ida ao restaurante The Rock (detalharei os passeios mais abaixo).

Não deixe de adquirir um seguro para viajar tranquilo. As despesas médicas no exterior são caríssimas. Com o cupom AMOORLANDO5 , você terá desconto ao contratar através do site do SegurosPromo, que faz um comparativo entre as seguradoras mais famosas, mostrando o melhor preço e plano!

O que fazer em Zanzibar?

Nos dias que nos hospedamos no RIU, ficamos só nele mesmo. Aliás, “só” não! Preciso repetir o quanto AMEI este hotel! Puro luxo e cheio de coisas para fazer! Além de ser estilo “pé na areia”, na praia mais linda de Zanzibar, tem uma piscina enorme e divina, sala de jogos, drinks maravilhosos, restaurantes incríveis (mesmo com tudo incluído, alguns precisam até de reserva), música ao vivo, academia, atividades ao ar livre… #melevadevolta E achei até pouco o tempo que ficamos nele (2 diárias).

A partir do terceiro dia, que fomos para o hotel mais simples, é que demos umas voltinhas. No dia do trânsito de Nungwi para Paje Beach, curtimos mais o hotel e a praia mesmo. Ficamos no RIU até o último minuto do check out e o trajeto levou cerca de 1 hora e meia. Chegamos mais no fim da tarde.

Stone Town

Confesso que não amei não, mas é um daqueles passeios que “tem que ser feito” sabe? Afinal, é patrimônio da Unesco e tem seu charme! O lugar em si parece até cenário de filme. Umas ruelas super estreitas, com a fiação toda pendurada, lojinhas uma ao lado da outra e as pessoas na porta tentando te convencer a entrar a qualquer custo, e, do nada, você é quase atropelado por uma moto. rs Calma! Não desanima! Acho que não precisa ficar horas e horas caminhando por ali, mas é um local que merece uma visita!

Ruas de Stone Town - Zanzibar
Ruas de Stone Town

Compramos alguns souvenirs por lá (lembre sempre de negociar); passamos pela casa onde Freddie Mercury nasceu; comemos num lugar que era uma gracinha, chamado Secret Garden, dentro do Emerson Spice Hotel; e fugimos de MUITOS, mas MUITOS MESMO, vendedores de passeios turísticos, produtos artesanais e de N outras coisas. Essa parte foi bem irritante, a ponto de quase acabar com o meu bom humor. Sabe aqueles vendedores que grudam em você, andam contigo, mesmo com você falando que não quer? Bem assim…

Prison Island

Não sei dizer exatamente o preço deste passeio, pois fechamos junto com o transfer do hotel para Stone Town. Agendamos um horário previamente, e fomos ao encontro do barqueiro, depois do almoço.

A travessia leva cerca de 30 minutos e o barquinho sacode bastante… masssss, é um passeio que super recomendo!

A ilha em si é uma graça e tem umas tartarugas GIGANTES, que foram dadas de presente pelo governo de Seychelles em 1919. São enormes e dá até medo! rs Você pode alimentá-las, tocá-las, tirar fotos… Prison Island não é grande. Você caminha por ela toda à pé mesmo, e não levam tantas horas. Apesar do nome, e de ter sido construído um presídio na ilha, nenhum prisioneiro o ocupou, e funcionou como uma estação de quarentena para os casos de febre amarela da época, por volta de 1890.

Tartarugas gigantes de Zanzibar

Onde comer em Zanzibar?

The Rock Restaurant Zanzibar

Este restaurante é um clássico de Zanzibar e é incrível! Fica na praia de Pingwe, e você chega nele de barco (se a maré estiver cheia), pois ele fica no meio do mar! Coisa mais linda!

Vale MUITO a experiência e é altamente recomendado que seja feita reserva (pelo site mesmo, clique AQUI!), já que ele é bem pequenininho. Os valores são cobrados em dólar e você também consegue checar os valores no menu disponibilizado no site oficial. Ah! Um detalhe super importante! O restaurante também oferece transfer de ida e volta para qualquer lugar da ilha, por um custo extra (você também consegue reservar e calcular o custo no site oficial).

Upendo Zanzibar

Este bar/restaurante também fica na praia de Pingwe, bem em frente ao The Rock. Como só chovia, e queríamos ir no The Rock no fim da tarde, chegamos mais cedo e ficamos no Upendo tomando uns drinks.

Achei o lugar uma gracinha! Super moderninho e aconchegante. Os preços justos e os petiscos que pedimos também estavam uma delícia! Super recomendo!

Upendo
Upendo Pingwe beach

Dica extra: como se vestir

A Tanzânia é um país muçulmano e, por isso, quando estiver em locais públicos (fora do hotel, principalmente em Stone Town), é recomendado que as mulheres se vistam de uma maneira mais “coberta”. Sem decotes, nada justo ou curto. Além de ser legal respeitar a cultura local, você evitará possíveis situações mais constrangedoras. 😉

Qualquer dúvida extra, é só deixar nos comentários que terei o maior prazer em esclarecer!

Não deixe de conferir toda a viagem pela África, clicando AQUI!