Carretera Austral – roteiro

No primeiro post que fiz sobre a Carretera Austral (clique aqui), especifiquei os detalhes gerais que você precisa saber antes de ir, para planejar a viagem. Neste segundo post, vou detalhar o meu roteiro, sobre o que fazer na Carretera Austral.

Dormimos 2 noites em cada cidade “base” para os passeios. Porém, nessa viagem, fiz um esquema mais relax, sem a “obrigação” de fazer todos os passeios existentes e conhecer cada milímetro do lugar. Simplesmente, resolvi aproveitar o momento, descansar, e só fazer o que estivesse com vontade. Então, vou listar também alguns passeios que não fiz, mas que estavam na lista de possibilidades partindo de cada cidade.

Roteiro na Carretera Austral - o que fazer

Cronograma do roteiro na Carretera Austral

Segue abaixo o cronograma e os locais de pernoites escolhidos cuidadosamente para esta viagem. No post anterior, expliquei a razão da escolha de cada um deles, com detalhes a respeito das cidades e hotéis. Também falo a razão de ter escolhido apenas esse trecho de toda a Carretera Austral, etc. Por isso, neste post não vou me estender abordando a mesma coisa! Vamos direto ao assunto!

Viaje conectado! Adquira o chip do seu celular com desconto (usando o cupom SENHORAVIAGEM), clicando AQUI!

Roteiro de 7 dias na Carretera Austral
DatasCronogramaPernoitekm/tempoHotel
26/12Chegada em BalmacedaPuerto Guadal254km/
4h52m
El Mirador de Guadal
27/12Puerto GuadalPuerto GuadalEl Mirador de Guadal
28/12Puerto GuadalChile Chico103km/ 2hPosada Del Rio
29/12Chile ChicoChile ChicoPosada Del Rio
30/12Chile ChicoCoyhaiquebalsa 2h +
115km/1h41m
Patagoia Domos
31/12CoyhaiqueCoyhaiquePatagoia Domos
01/01CoyhaiqueBalmaceda55,8km / 1h

Roteiro na Carretera Austral – resumão

Acho que deu para perceber o quanto eu gosto de uma planilha né? rs Mas para organizar e planejar viagens é a melhor coisa! rs Abaixo, segue o resumo do meu roteiro pela Carretera Austral, só para que você entenda melhor a programação geral de cada dia.

26/12Chegada: 10am. Balmaceda – Puerto Rio Tranquilo: 193kmRio Tranquilo: Passeio de barco pelas Capelas e Catedral de MármoreRio Tranquilo – Puerto Guadal: 60km. Curtir o percurso beirando o Lago General Carrera.
27/12Curtir hotelMirador Rio Baker: encontro do Rio Baker com o Rio NeffCafé no BordeBaker Lodge e jantar no restaurante do hotel.
28/12Glacier LeonesIda pra Chile Chico: 103km
29/12Conhecer Chile ChicoPlaza de los Vientos
30/12Ferry para Puerto Ibanez: 2hCerro CastilloCoyhaique: 115km
31/12Conhecer CoyhaiquePuerto Chacabuco
01/01Ida para Balmaceda: 56km
Cronograma na Carreteira Austral

Balmaceda

Como falei melhor no post sobre informações gerais da Carretera Austral, ter dormido bem (mesmo que apenas 5 horas) no hotel do aeroporto de Santiago fez toda a diferença! Cheguei inteira em Balmaceda, pronta para pegar a estrada e começar o nosso roteiro pela Carretera Austral!

Pensa num aeroporto bem pequenininho… agora diminui.. Esse é o aeroporto de Balmaceda! O desembarque até que foi rápido, já que se tratava de voo doméstico (tinha feito a imigração em Santiago), já para retirar o carro alugado (clique AQUI para os melhores valores, com desconto!) … As locadoras ficam dentro do próprio aeroporto e tem pouquíssimas opções. Por isso, recomendo muito que alugue o carro com antecedência, para não ficar na mão lá na hora!

Roteiro na Carretera Austral - o que saber

Reservamos o nosso pela RentCars (dou mais detalhes no post anterior) e a retirada foi pela locadora Keddy (no voucher da locação aparece Keddy by Europcar). Porém, tinha apenas um único funcionário para fazer absolutamente tudo: conferir reserva, receber pagamento (se for o caso), conferir seguros, te levar até o carro e fazer a vistoria. Agora imagina um voo chegando e ele precisando fazer isso para várias pessoas… pois é!

Carro retirado, hora de seguir estrada até Puerto Rio Tranquilo!

Compre dólar ou qualquer moeda com a menor cotação de câmbio do mercado, e ainda tenha 50% do IOF de volta, depositado em dinheiro na sua conta! É só clicar aqui para ver como funciona! Você pode retirar em uma das lojas, ou receber na sua casa, em qualquer lugar do Brasil!

Puerto Rio Tranquilo

De Balmaceda até Puerto Rio Tranquilo são 193km (cerca de 3 horas de carro). Nossa ideia era chegar lá no início da tarde e fazer o passeio de barco pelas Capelas e Catedral de Mármore. Porém, como o tempo não estava bom, os barcos não estavam com autorização para sair.

Tivemos a sábia decisão de almoçar por ali para fazer hora e ver se o tempo melhorava e deu certo! Almoçamos num restaurante chamado Restaurante Turístico Pia. Comidinha gostosa e veio bem rápido!

Essa cidade é MUITO pequena! Mas muito mesmo! Uma rua, praticamente! Tanto que nossa ideia inicial era pernoitar nela, já que vários passeios saem de lá. O problema é que ela tem pouquíssimos hotéis, e nenhum dentro do meu critério de mínimo de perrengue possível (juro que não sou muito fresca! rs)

Passeios adicionais possíveis:

  • Glaciar Exploradores: 2 maneiras de conhecer: de um mirante (fica a 52,2km de Puerto Tranquilo – 2h9m), acessível por uma caminhada de 30 min por uma encosta íngreme no meio da floresta (chegando lá, você pode ter uma vista única da geleira e do Monte San Valentín, com o pano de fundo do Campo de Gelo Norte.); ou trekking pela geleira, (requer mais empenho: uma caminhada de 10h de ida e volta.)
  • Glaciar San Rafael: tour de catamarã (14 horas), caiaque e trilha + barco. As agências oferecem passeios c/ frequência no verão. Mais informações: AQUI!

Capelas e Catedral de Mármore (Capillas de Mármol)

As Capelas e Catedral de Mármore são um conjunto de formações minerais de carbonato de cálcio, localizado às margens do Lago General Carrera. Apesar de terem sido descobertas na década de 90, já levaram o título de monumento nacional chileno, muito merecidamente!

Assim que você chega em Rio Tranquilo, vindo de Balmaceda, vai reparar numa ruazinha, do lado esquerdo, com vários estandes de venda de passeio de barco, um ao lado do outro. Todos eles oferecem o tour para a Catedral de Mármore. Escolhemos um vendido pela lojinha na própria rodovia, (próximo ao restaurante), chamado tour capillas. Confesso que foi uma escolha bem aleatória. Apenas nos pareceu levemente mais profissional… Mas, sinceramente, acho que todos são iguais. Basta negociar preço.

Tivemos que caminhar até o local de partida do barco (uns 10 minutinhos), e embarcamos com uma família de indianos, outra de europeus, e 2 “guias”. O barco é tipo de pescador, sabe? Só tem um motor, não é coberto, e, dependendo da maré, bate muitooooo! Eles nos forneceram uma espécie de poncho, para proteger da água do lago e da chuva, mas nada muito eficiente. Estava MUITO frio e nos molhamos demais, já que são uns 40 minutos de navegação até chegar nos pontos do passeio: as Capelas e Catedral de Mármore (Capillas de Mármol). O passeio em si teria sido uma tortura, se o destino não fosse tão bonito!

Como os barcos são bem pequenos, eles passeiam um pouco por dentro das cavernas e você pode até tocar nas paredes. O passeio dura em torno de 2h-2:30h.

Lago General Carrera

O Lago General Carrera é dividido pelo Chile e pela vizinha Argentina. Em cada lado da fronteira possui nomes diferentes: Lago General Carrera (no Chile), e Lago Buenos Aires (na Argentina). Ele é o maior lago do Chile e o segundo maior da América do Sul, depois do Lago Titicaca (lago dos Andes, dividido entre Peru e Bolívia). Chega a ter até 590m de profundidade.

Lago General Carrera - roteiro na Carretera Austral

Este lago tem origem glaciar, deixando sua cor maravilhosa, sendo rodeado pela cordilheira dos Andes, e desagua no Oceano Pacífico através do Rio Baker (maravilhoso! Também visitei!). Por ser tão grande, você passará por ele por muito tempo indo de uma cidade a outra, o que é uma riqueza para os olhos!

Na nossa ida de Puerto Rio Tranquilo a Puerto Guadal, curtimos muito todo esse visual!

Como sempre, alugo meu carro pelo RentCars e recomendo muito! Nunca tive problemas. Sempre possuem um preço excelente, e ótimo serviço. Tem ótimo preço, você paga em real (sem IOF), parcela, e não tem “surpresinhas desagradáveis” na retirada do carro.

Puerto Guadal

Das cidades que passamos, aqui ficamos no melhor hotel da viagem, o El Mirador de Guadal. Simplesmente amamos!! Tinha uma vista maravilhosa bem em frente ao quarto! Você pode ler um pouco mais sobre ele no post anterior sobre a Carretera Austral, clicando aqui! Pelas minhas pesquisas, essa cidade tem boas opções de hotel, com um pouco mais de infra-estrutura. Sabe quando uma imagem vale mais do que mil palavras?

Puerto Guadal - melhor hospedangem no roteiro na Carreteira Austral

Como falei acima, nosso hotel foi incrível em todos os sentidos: conforto, atendimento, café da manhã, privacidade… No meu aniversário (27/12), jantamos no restaurante do hotel e também foi maravilhoso! Percebi alguns “não-hóspedes” indo até lá para jantar também.

Ficamos 2 noites em Puerto Guadal, e fizemos de base para os passeios até o Mirador Rio Baker e Glacier Leones.

Mirador Rio Baker

Posso dizer que o Rio Baker foi um dos rios mais lindos que já vi na minha vida! Do mirador (que não é bem um mirador), você consegue ver a chamada La Confluenza, que é o encontro ele com o Río Neff, formando uma gigantesca cascata.

Mirador Rio Baker - roteiro na Carretera Austral

Na verdade, o tal mirador é até bem escondido. Se der sorte, você vai ver uma leve movimentação na estrada, de carros estacionados, meio que no meio do nada. Parando ali, você vai entrar um portão (que não tem indicação nenhuma) e andar mais uns 10 minutos seguindo o barulho da água. rs Mas vale a pena! É muito lindo mesmo! E o caminho de Puerto Guadal até lá é incrível, com vários lugares lindos para fotografar! (Lembrando que você também pode ver vários vídeos com mais detalhes nos destaques do Instagram @sra.viagem !)

Na volta, paramos para tomar um café e nos esquentar no Lodge BordeBaker e recomendo MUITO! O lugar é maravilhoso e tem uma vista incrível do Rio!!!

Pausa para café com vista no roteiro na Carretera Austral

Glacier Leones

Saímos para este passeio de um hotel vizinho, o Terra Luna Lodges, que também nos pareceu um hotel excelente. O passeio durou o dia todo, e custou $200 (duzentos dólares por pessoa).

Passeio para geleira - roteiro na Carretera Austral

Para chegar no Glacier Leones foi preciso pegar um jetboat (+ de 1 hora), fazer uma trilha, e depois pegar mais um bote até lá… que aventura, né?! Olha, pra ser bem sincera, até chegar efetivamente no Glacier, eu estava só xingando, ao ponto de chorar pelo nível do perrengue (juro)! Tava MUITO frio, o jetboat molha MUITO e fiquei molhada até na roupa térmica interna. Surreal!

Além disso, fiquei revoltada com a MÁ organização do passeio. Mesmo que eles não dessem capas de chuva (já fiz passeios de jetboat na Austrália e na Nova Zelândia de 20 minutos que ofereciam capas de chuva emprestadas) , deveriam alertar as pessoas a levarem, pois molha MUITO MUITO MUITO MUITO MUITO! Fora isso, o guia que estava conosco na trilha desembestava na frente de todo mundo, e por alguns momentos tínhamos que adivinhar o caminho. E, ainda, tinha MUITO inseto na trilha! MUITO mosquito! Mesmo que não dessem repelente, deveriam alertar as pessoas a levarem! É o mínimo! Por isso, achei o passeio em si MUITO desorganizado! Fiquei p… da vida…

Glacier Leones - roteiro na Carretera Austral

Porémmmmmm, ao chegar lá, me surpreendi muitooooo! E olha que já estive em outras geleiras! Que lugar mágico! Amei o glacier! E almoçar lá, de frente pra aquele vizu…. algo indescritível! Vale MUITO! Apenas esteja consciente que será perrengue até chegar lá!

O almoço está incluído no tour, e oferecem um sanduíche com alguns snacks. Na volta, a mesma coisa…. bote + trilha + jetboat! Recomendo pesquisar outro passeio, mas se não achar, garanto que o vizu será lindo, e, com as informações daqui, você deverá passar menos perrengue que eu!

Através deste link (clique aqui!) você terá R$50,00 de desconto na reserva de hotéis através do site do Booking!

Chile Chico

A estrada de Puerto Guadal até Chile Chico é F-E-N-O-M-E-N-A-L !!! De todo o roteiro na Carretera Austral, acho que essa foi a mais bonita (e emocionante!)! Vá com tempo sobrando, pois você irá parar MUITAS vezes para tirar fotos! Além disso, todas as estradas da Carretera Austral são perigosas e exigem MUITA cautela, especialmente esta.

Chile Chico tem bastante infraestrutura, com alguns mercadinhos e lojinhas locais, e é da onde sai o ferry para Puerto Ibanez. Consultando esse site, consegui ter uma ideia melhor dos horários de saída do ferry, para me programar: http://www.navieraustral.cl/gralcarrera/

Aqui em Chile Chico tem a Plaza de los Ventos, um mirante de onde você vê o Chile e a Argentina! Também tem um restaurante super modernet, que voltamos alguma vezes, mesmo num intervalo só de 2 dias: o Costanera Apart Restaurant! Gostoso, aconchegante, transado, bom atendimento e com preço justo! Mereceu! Recomendo!

Chile Chico - roteiro na Carreteira Austral

Passeios adicionais possíveis:

  • Reserva Nacional Lago Jeinimeni. Com lagos azuis e montanhas, fica a 55km de Chile Chico, e é ligada por meio de uma estrada de terra. A estrada em si é linda e oferece vistas maravilhosas. A Trilha Lago Verde é a principal atração, com 20km de extensão (ida e volta). A maior parte é plana.
  • Bahia Jara: fica a 17 km de Chile Chico (estrada de terra). É uma praia linda de água doce (do Lago General Carrera).
  • Parque Nacional da Patagônia

Puerto Ibanez

O ferry para Puerto Ibanez dura cerca de 2 horas, e confesso que não me atrevi a colocar o nariz para fora da janela durante este tempo! rs Muito frio e muito vento!

Recomendo comprar o ticket do ferry com antecedência, para não correr risco de não ter lugar na hora. Comprei 1 dia antes, no próprio terminal , em Chile Chico. Preste atenção nos horários de venda, pois também ficamos reféns disso quando chegamos lá.

Chile Chico a Puerto Ibanez de ferry. Roteiro na Carretera Austral

Cerro Castillo

Chegando em Puerto Ibanez (que é super pequena e não tem nada muito atrativo), seguimos para Cerro Castillo, onde paramos para almoçar na Hosteria Restaurante Villarrica. Pedimos um sanduíche para cada um e era, simplesmente, GIGANTE! Não conseguimos comer tudo, mas estava muito gostoso! Recomendo pedir 1 para duas pessoas.

Tínhamos cogitado ficar os últimos dias da viagem nesta cidade, já que ela também oferece vários tipos de passeios. Porém, assim como Puerto Rio Tranquilo, a cidade não tem muita infraestrutura, e optamos por ficar em Coyhaique.

Passeios adicionais possíveis:

  • Trilha da Laguna Cerro Castillo: começa dentro de uma propriedade privada, e você precisa pagar uma taxa por conta disso. Dura cerca de 6 horas, ida e volta (cerca de 13km).
  • Mirador Cuesta del Diablo ou Mirador Cerro Castillo

Coyhaique

Coyhaique é a “cidade grande” da Carretera Austral. Tem ótimos hotéis, restaurantes, cassino, lojas, feirinha… É grandinha mesmo, com toda a infraestrutura! Muita diferença em comparação com todas as outras que passamos.

Um restaurante que fomos e gostamos muito foi o Adobe Bistro. Clima muito legal, bom atendimento, comida gostosa e preço razoável.

Roteiro na Carretera Austral  - onde comer

Passamos o Reveillon nesta cidade, mas optamos por ficar no próprio hotel, e curtir a dois, com música no celular, e muito vinho do bom (já que no Chile é uma fartura só, né?!)! Confesso que foi o Ano Novo mais diferente e calmo que já passei na vida, mas, com certeza, especial e inesquecível!

Puerto Chacabuco

Como estávamos em Coyhaique e nosso roteiro da Carretera Austral foi focado na parte sul, aproveitamos para subir de carro para o norte, para ver um pouco das outras cidades. Fizemos o percurso até Puerto Chacabuco, e tomamos café no hotel Loberias del Sur, que é maravilhoso!

A cidade em si não é nada demais, mas o percurso até lá é muito bonito. Depois, voltamos pela rota 7 que também é maravilhosa! Tem cachoeiras no caminho e paisagens lindíssimas!

Roteiro na Carretera Austral

Essas foram as cidades que passei e a minha programação de uma semana dessa viagem maravilhosa. Amei meu roteiro na Carretera Austral! Apesar de não ter feito todos os passeios existentes, num ritmo frenético de viagem, foi ótimo ter curtido tudo de forma mais calma e relaxante. Passeando, curtindo as paisagens e vivendo o momento! E acho que esta viagem pede exatamente isso!

Como não é tão fácil achar informação sobre a Carretera Austral, e muito menos conhecer alguém que já tenha ido, tentei ser bem detalhista nas dicas. Se ficar com alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo! E aí?! Ficou com vontade de conhecer essa parte da Patagônia Chilena?

Não deixe de ver os serviços prestados pelos parceiros do blog, que possuem um preço excelente e são empresas de CONFIANÇA (clique AQUI).