Devo viajar esse ano?
Devo viajar esse ano? Recentemente, fiz uma LIVE no meu Instagram @amoorlandoblog (inclusive, ficou salva no IGTV , com o título “Momento atual e viagens internacionais”), reunindo vários fatos para poder responder a esta pergunta.
Neste post, vou resumir o que deve ser levado em consideração para que esta decisão seja tomada com muita responsabilidade. Vou elencar alguns FATOS recentes de Orlando, da Flórida, mas também dos Estados Unidos, do Brasil e do mundo. Portanto, mesmo que a sua viagem não seja para Orlando, te ajudará a se conscientizar mais, para que você possa tomar esta decisão.
Orlando e Flórida vêm se recuperando em relação ao coronavírus, e o estado já está em processo de reabertura, em fases, com exceção de 3 condados, onde os números relacionados ao COVID-19 ainda estão mais expressivos: Dade, Broward e Palm Beach. (Para ver o post completo e sempre atualizado relacionado ao coronavírus em Orlando, clique AQUI!)
Eu dividi os fatos em 2 categorias (fatos locais e fatos gerais), mais a minha conclusão e opinião com base neles.
Devo viajar esse ano para Orlando?
Fatos locais
04/MAIO: começou a fase I em quase toda a Flórida, com exceção dos 3 condados acima citados, já sendo permitido a abertura de lojas, shoppings e restaurantes (dentre outros estabelecimentos), respeitando diversas regras, como capacidade reduzida, etc. E assim foi feito ao longo do mês.
18 a 24/MAIO: nessa semana, tivemos uma série de notícias boas de Orlando, com a abertura de Disney Springs (20/05) e CityWalk (14/05); divulgações de datas de reabertura da Legoland (01/06); Fun Spot of Florida, Gatorland, Orlando Slingshot e Orlando Starflyer para o fim de semana de 23-24/05; Icon Park (03/06); Universal Orlando Resort apresentando seu plano de reabertura para 01/06, que já foi aprovado.
Como nada se cria, tudo se copia, e a Disneyland Shanghai foi o primeiro grande parque a reabrir durante a pandemia do COVID-19, em 11/MAIO, muitas das regras que serão implementadas para a segurança dos visitantes, já divulgadas pela Universal, seguem a linha implementada pelo parque de lá (para ver as regras adotadas pela Disneyland Shanghai, clique AQUI).
24/MAIO: o presidente Donald Trump assinou decreto proibindo a entrada de viajantes que passaram no Brasil nos últimos 14 dias. A medida, inicialmente, começaria a valer a partir do dia 29, sexta, mas foi antecipada para entrar em vigor na quarta-feira, dia 27, até segunda ordem.
Situação inicial x situação atual
Como sempre falei desde quando começou essa onda do coronavírus, é que para tomar qualquer decisão relacionada à sua viagem (vamos falar de viagem, pois esse é um blog de viagem né… ), você NÃO deve tomar sua decisão apenas olhando pra Orlando e pra Disney!
Quando tudo começou , muita gente dizia: “em Orlando está tudo normal, fui no parque, foi no Olive Garden, depois do Walmart, e não tem nada acontecendo”. Enquanto isso, a situação já estava gravíssima na China, na Europa, e, até mesmo, em algumas cidades do próprio Estados Unidos. Olhando para o quadro geral, era óbvio ser questão de tempo, para chegar em Orlando e no Brasil. Não deu outra… E agora é a mesma coisa!
Ótimo que Orlando está reabrindo! Porém, vamos ter uma visão geral da coisa? Uma prova disso foi a decisão do Donald Trump em proibir a entrada de viajantes que tenham saído do Brasil. Orlando está reabrindo e não podemos mais viajar pra lá, certo?
Devo viajar esse ano?
Fatos gerais
24/MAIO: como dito acima, os viajantes saindo do Brasil não podem mais entrar nos Estados Unidos, por tempo indeterminado, de acordo com o decreto assinado pelo presidente Donald Trump, que já tinha tido essa postura em relação à China, Europa, Reino Unido, Irã.. Com a Europa, por exemplo, ele fechou fronteira em 11/MARÇO, e ainda está fechada.
Tudo isso é muito novo, e ninguém sabe o que fazer e como agir. Nem os maiores especialistas! Tudo é tentativa. Claro, com base em muito estudo! Mas são tentativas para ver se esse novo normal e as reaberturas darão certo. Ouvi um cara dizer que esses políticos estão perdidos e pensando “Por que logo na minha vez isso foi acontecer?” Achei sensacional!
1918: última grande pandemia que tivemos foi a gripe espanhola, em 1918, (a H1N1 foi depois mas os números nem se compararam), que durou cerca de 2 anos, com 3 ondas. As ondas são os picos de manifestação da doença, com grandes números de contágio e mortes. A segunda onda foi a pior delas. Há algumas teorias a respeito do declínio da letalidade da doença. Uma delas seria o fato de que os médicos teriam se tornado mais eficazes na prevenção e tratamento da pneumonia que se desenvolvia após as vítimas terem contraído o vírus. Outra, sustenta que o vírus sofreu uma mutação extremamente rápida para uma estirpe menos letal (ele sofreu 2 mutações mais graves que geraram a segunda e terceira ondas, e, posteriormente, esta última que o enfraqueceu)
Com o coronavírus também se fala na possibilidade de uma segunda onda. Não tem nada certo. Nem que vai ter, mas também ninguém pode afirmar que não vai ter. Essas reaberturas (porque uma hora precisa mesmo reabrir), vão ser testes para ver como o vírus irá “se comportar”. Sempre pensando no bem e segurança de todos, mas são “testes”).
07 e 12/MAIO: Não é à toa, que tanto no site da Disney World, quanto da Universal Orlando Resort, ao anunciarem a reabertura de Disney Springs e CityWalk, há nota dizendo que visitando o complexo, “você voluntariamente assume todos os riscos relacionados à exposição à COVID-19.”
Outro fator que, definitivamente, não pode ser ignorado, é a crise da economia mundial. O dólar e o euro dispararam, já recuaram um pouco, mas está tudo muito alto e encarecendo muito o custo da viagem.
CONCLUSÃO
Com base nesses fatos, continuo afirmando que não acho que seja momento pra viajar. Eu mesma não quero viajar agora. Gostaria de ir esse ano, mas não tenho nem coragem de ver passagem agora. Acho q devemos esperar pra ver o desenrolar das coisas.
Admito que estou mudando de ideia toda hora… pode ser que amanhã eu já pense diferente. Mas agora, minha opinião é essa. Tento ser o mais realista possível quanto aos fatos, e esperar e torcer pelo melhor. Resumindo: acho, que neste momento, o melhor é aguardar. E é isso o que estou fazendo. Concorda?
Não deixe de ler o post com o resumo (sempre atualizado) sobre os últimos acontecimentos do Coronavírus em Orlando, clicando AQUI!
Rosimeri
Assim que tudo passar, viajaremos com certeza