Cânions do Xingó (São Francisco)

Os Cânions do Xingó (também conhecidos por Cânions do São Francisco) foi a minha próxima parada desta road trip maravilhosa, entre Recife e Maceió, depois de passar por Serrambi, Praia dos Carneiros, Maragogi e São Miguel dos Milagres. Foi uma grata surpresa, apesar do perrengue para chegar até lá!! Neste post, te mostro como evitar esses probleminhas, e ter uma viagem tranquila para conhecer esse destino incrível e ainda pouco explorado!

O Rio São Francisco nasce em Minas Gerais, e cruza 5 estados brasileiros. Em sua passagem por Sergipe e Alagoas, em determinado trecho, ele é o divisor desses estados, possuindo paredões de rochas avermelhadas em ambos os lados, fazendo imenso contraste com a água verde do rio.

Onde ficam os Cânions do Xingó

Os Cânions do Xingó ficam na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe. As principais cidades base para fazer o passeio de barco pelos cânions são: Piranhas, em Alagoas (a que eu escolhi); ou Canindé de São Francisco, em Sergipe.

alagoas e sergipe

De Aracaju até Piranhas são cerca de 200km (em torno de 4h de carro), e de Maceió a Piranhas são cerca de 270km (em torno de 4h30m de viagem de carro). De Aracaju até Canindé de São Francisco também são cerca de 200km (em torno de 4h de carro), e de Maceió a Canindé de São Francisco, cerca de 300km (em torno de 5h de carro). OBS: coloquei a expressão “em torno” nas viagens de carro, pois as estradas desta região são MUITO ruins, e levamos MUITO mais tempo do que o GPS estava prevendo. E quando eu digo MUITO ruins, são BEM ruins mesmo! Não pense em dirigir por lá de noite. O asfalto possui muitos remendos, quebra-molas não sinalizados, sem placas de curvas, e por aí vai!

estradas até piranhas

Na minha viagem, meu ponto de partida foi São Miguel dos Milagres, o que fez a minha viagem um pouquinho mais longa, percorrendo cerca de 370km de carro (em torno de 6h).

Como conhecer e como chegar

Como falei acima, umas das formas de você conhecer os Cânions do Xingó é indo de carro, por conta própria. Com todas as ressalvas relacionadas à estrada, recomendo demais esta opção, visto que te dá mais liberdade.

Existem alguns passeios de 1 dia, no estilo “bate e volta”, saindo de Maceió e de Canindé de São Francisco, oferecido por algumas empresas. Porém, eu não recomendo, visto que considero extremamente cansativo. É uma longa estradas, o passeio também leva algumas horas, e depois todo um percurso para voltar novamente.

canions do xingo

Onde se hospedar nos Cânions do Xingó

Por se tratar de cidades pequenas, e um destino ainda pouco explorado, não há tantas opções de hospedagens por lá. Como falei antes, as principais cidades para se hospedar para visitar os Cânions do Xingó são: Piranhas, em Alagoas; e Canindé de São Francisco, em Sergipe. Então darei opções em ambas para que você possa escolher. Mas já vou ressaltar que Piranhas tem alguns atrativos a mais, como explico mais adiante.

Se você optar por ir de carro (clique AQUI para os melhores preços, com desconto), não deixe de conferir se a acomodação oferece estacionamento. Segue a listinha com as principais e a minha escolha!

onde se hospedar em piranhas

Em Piranhas/Alagoas

  • Pedra do Sino Hotel: este é o principal hotel de Piranhas, e foi a minha escolha. O hotel tem uma boa infraestrutura, estacionamento, café da manhã, restaurante, uma piscina super instagramável com uma vista LINDA dos cânions, e ainda me ajudaram no agendamento do passeio que eu faria no dia seguinte à minha chegada. Foi uma ótima escolha!
  • Dunen Hotel: hotel bem avaliado e com uma boa infraestrutura.

Para mais opções de acomodação em Piranhas, clique AQUI!

Em Canindé de São Francisco/Sergipe

  • Xingó Parque Hotel e Resort: esse é o principal hotel de Canindé de São Francisco. Ele tem uma super infraestrutura, com uma piscinas enorme, e muitos quartos, como você vê nas fotos.

Para mais opções de acomodação no Canindé de São Francisco, clique AQUI!

Booking.com

Quanto tempo ficar

Eu cheguei em Piranhas à tarde, por volta de 16h, descansei para o passeio pelos Cânions do Xingó no dia seguinte, e logo depois dele já peguei estrada rumo à Maceió. Fiquei apenas uma noite, mas achei extremamente cansativo. Não recomendo mesmo! Sugiro, no mínimo, 2 noites, para conseguir aproveitar bem, sem correria.

O que fazer nos Cânions do Xingó

O principal atrativo dessa região, claro, é um passeio de barco pelos Cânions do Xingó, e pelo Rio São Francisco. E é, realmente, imperdível!!

Em Piranhas, você vai encontrar diversas agências e barqueiros que organizam este passeio. Na entrada da cidade, você já vai ver várias propagandas, já que é “O atrativo”. Eu não reservei com antecedência, e no checkin do Pedra do Sino Hotel , pedi a ajuda deles para agendar algo. Acabou que quem me ajudou, conseguindo um preço mais interessante, foi o garçom do bar da piscina! rs

Você precisa escolher qual o tipo de passeio que quer fazer, em catamarã, ou algo mais exclusivo e com menos pessoas, de lancha ou “voadora”. Há pouquíssimas lanchas disponíveis, e acabam ficando mais reservadas para pequenos grupos de família/amigos, que queiram fechar o barco todo. Se não for o seu caso, como não foi o meu, você precisará escolher entre catamarã e “voadora”. Escolhi a segunda opção e não me arrependo! Nos orientaram a estacionar o carro no restaurante Karranca’s, pois o ponto de embarque seria ali próximo. Fomos nós e apenas mais um casal. Agendamos um horário mais cedo do que o da saída do catamarã, o que fez com que chegássemos antes da multidão, escolhemos o tempo que queríamos ficar em cada lugar e onde ir.

passeio de barco - canions do xingo

O ponto alto do Cânion do Xingó é um passeio de 10 minutinhos por um lugar chamado Paraíso do Talhado (ou Gruta do Talhado), onde você deve contratar uma canoa só para este trechinho, já que é bem estreito e não são todos os barcos que passam (custa R$10,00 por pessoa e você negocia lá na hora mesmo). Mas digo com toda a certeza: vale MUITO a pena e é imperdível. Esse é um dos pontos principais de você chegar no local de partida para este segundo passeio, antes da galera do catamarã. Você chegará numa plataforma, onde há um espaço reservado para o banho de rio, protegido por cercas (lembre que o nome da cidade é Piranhas… rs), e dali saem os passeios de canoas. Se eu soubesse que era tão lindo, teria contratado duas vezes! Afinal, só R$10,00! A água é de um verde que chega a doer a vista, e faz um contraste incrível com a cor avermelhada das paredes dos cânions e da gruta… é SURREAL!

passeio pelos cânions do xingó
cânions do xingó
cânions de são francisco

Além da Gruta do Talhado, o barqueiro também nos levou para tomar banho de rio numa espécie de “prainha” mais reservada, e o passeio terminaria com um almoço no Restaurante Ecológico Castanho. Porém, como estávamos com o horário apertado, já que ainda pegaríamos uma longa estrada a Maceió, pulamos essa etapa do passeio e voltamos para buscar nosso carro alugado. Tá aí mais uma razão de você passar duas noites na região dos Cânions do Xingó!

passeio pelo rio sao francisco
rio são francisco

O que fazer em Piranhas

Piranhas é uma cidade super bonitinha e com alguns atrativos além do passeio aos Cânions do Xingó! O lugar ganhou o título de Patrimônio Histórico Nacional, e é conhecido pela história de Lampião e do cangaço. Por lá, você pode fazer um passeio pela Cachaçaria Altemar Dutra, pelo Museu do Sertão, pelo Centro Histórico, ir ao mirante, feirinha de artesanato, dentre outras coisas!

o que fazer em Piranhas

Não deixe de ler o post completo com todo o roteiro de Recife a Maceió, clicando AQUI!

Veja dicas do que fazer em Recife em 1 dia, clicando AQUI!

Vale a pena ficar no Serrambi Resort? Veja tudo sobre este hotel, clicando AQUI!

Tudo sobre a Praia dos Carneiros!

Todas as dicas de Maragogi reunidas AQUI!

Clique AQUI para todas as informações sobre São Miguel dos Milagres!

Próxima parada: Maceió!