São Miguel dos Milagres

A primeira coisa que posso dizer sobre São Miguel dos Milagres é que este lugar me surpreendeu em TODOS os sentidos! Depois de partir de Maragogi, pensei que eu já tinha visto o melhor de Alagoas, mas… puro engano! E neste post te conto o porquê!

O que fazer em São Miguel dos Milagres

Antes de mais nada, recomendo a leitura do post completo, com todos os detalhes do meu roteiro da viagem de carro que fiz de Recife a Maceió (clique AQUI), onde explico como cheguei em cada lugar, quanto tempo fiquei em cada um, e sobre as estradas. Nesta viagem, cheguei por Recife, passei uns dias em Serrambi, e fui descendo, parando na Praia dos Carneiros e Maragogi, antes de chegar em São Miguel dos Milagres!

Ao contrário do que eu imaginava, São Miguel dos Milagres tem bem mais infraestrutura do que Maragogi, com melhores opções de hotéis, e restaurantes assinados por chefs renomados. Maragogi é maior, mais povoado e movimentado, mas Milagres me surpreendeu com seu “jeitinho” inexplorado, com requinte e muito bom gosto!

São Miguel dos Milagres

Como chegar em São Miguel dos Milagres

Estando localizado em Alagoas, a rota mais óbvia é saindo de Maceió, ficando a 100km de distância. Porém, como a estrada é bem ruim, o trecho leva cerca de quase 2 horas.

A distância entre Maragogi e São Miguel dos Milagres é, relativamente, pequena, de 70km. Mas, a estrada também não é nada boa, o que te faz levar quase 1h30m. (Falo mais sobre as estradas AQUI) Não recomendo NADA pegar essa estrada depois de escurecer. Nesse trecho, você possui 2 opções: pegar uma balsa entre Porto das Pedras e Japaratinga, ou por Porto Calvo (por dentro). Aparentemente, a balsa “corta caminho”, mas em determinadas épocas do ano, ou fins de semana e feriados, tem uma fila quilométrica e as pessoas ficam horas esperando pela travessia. Assim, preferi não arriscar e fui por dentro.

Se, assim como eu fiz, sua ideia é ir descendo de carro Recife para Maceió, é bom saber dessas opções.

Assim, a minha sugestão é alugar um carro (clique AQUI para cotações) em Maceió (se estiver com poucos dias), ou em Recife (fazendo o mesmo percurso que fiz, com mais calma), para ir explorando cada cantinho desses paraísos!

Como chegar em sao miguel dos milagres

Melhor época

A melhor época para ir em São Miguel dos Milagres é o verão, sem dúvidas! Você não deverá pegar chuva nenhuma, temperatura alta, e sol lindo todos os dias! Fui no início de dezembro e AMEI! Outubro, novembro e início de dezembro são bons períodos para fugir da alta temporada, quando os preços estão mais salgados.

Quantos dias ficar por lá

Assim como Maragogi, isso vai depender do seu objetivo. Se a sua ideia é só conhecer São Miguel dos Milagres, uns 2 dias já serão suficientes, já que o lugar é bem pequenininho. Mas, se a ideia é relaxar e aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer, o céu é o limite!

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres

Como falei acima, São Miguel dos Milagres tem opções incríveis de hospedagem. O hotel que escolhi por lá foi o melhor de toda a minha viagem e super recomendo! Segue a listinha com as melhores opções e minhas observações:

  • Pousada Infinito Mar: esta foi a minha escolhida e, simplesmente, amei! Voltaria COM CERTEZA! Foi um verdadeiro achado, já que ela é bem pequena e os donos nem a divulgam muito! Nem Instagram tem! rs Fica na Praia do Marceneiro, bem pé na areia, de frente para a praia, é SUPER exclusiva e tem um restaurante maravilhoso!!! São apenas 5 bangalôs, oferecendo muita privacidade e atendimento diferenciado para os seus hóspedes. Passamos um dia inteiro curtindo a piscina e a praia da pousada, e não cruzamos com nenhum outro hóspede (apesar da pousada estar lotada!). Vale enfatizar que comi o melhor aipim da minha vida, enquanto curtia a piscina, saboreando uma caipivodca de seriguela! Só aceita crianças a partir de 13 anos de idade (idade mínima para check-in é de 13 anos).
  • Pousada do Toque: esta pousada foi muitíssimo recomendada pela minha irmã, quando esteve lá com o marido. Era minha primeira opção, mas (pra variar) não consegui vaga. Possui um atendimento super exclusivo, e os funcionários te chamam pelo próprio nome! E se isso tudo não bastasse, ela ainda faz parte do grupo das hospedagens selecionadas pelo Roteiros de Charme. Não aceita crianças (idade mínima para check-in é de 18 anos)
  • Pousada Côte Sud: outra pousada exclusiva e pé na areia, e muito bem recomendada. Uma vantagem desta acomodação é que ela fica relativamente próximo do centrinho de São Miguel dos Milagres, na Praia Porto da Rua. Tem um restaurante muito bem avaliado. Só aceita crianças a partir de 16 anos de idade (idade mínima para check-in é de 16 anos).
Melhores hotéis em São Miguel dos Milagres
  • Paru Boutique Hotel: hotel incrível, pé na areia, e na Praia do Marceneiro. Diferente das acomodações acima, este aceita crianças de todas as idades. Um grande destaque para o restaurante Paru Bistrot, dentro do hotel, assinado pelo renomado chef Jonatas Moreira, que também recebe “não-hóspedes”, mediante reserva (entro em mais detalhes abaixo).
Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres
  • Pousada Villa Pantai: hotel super recomendado, na Praia Porto da Rua, que também aceita crianças de todas as idades. Ele já é um pouco maior que os outros mencionados, mas também possui atendimento excelente.
Fotos | Pousada Villa Pantai – São Miguel dos Milagres – Alagoas

Booking.com

O que fazer em São Miguel dos Milagres

Em São Miguel dos Milagres a programação é daquelas bem difíceis… relaxar e curtir uma praia paradisíaca da famosa Rota Ecológica, como é conhecido este trecho! rs Há alguns passeios para piscinas naturais, mas é, basicamente, isso. Então, considero a escolha da hospedagem muitíssimo importante, por ser parte da experiência da viagem.

As principais e mais bonitas praias são: a Praia do Toque e a Praia do Marceneiro. Elas possuem o climinha de São Miguel dos Milagres, sendo mais tranquilas.

O que fazer em sao miguel dos milagres
Praia do Marceneiro

Na Praia do Toque, tem um beach club chamado Milagres do Toque, onde você pode passar o dia, oferecendo uma infraestrutura maior, com piscina, cadeiras, bangalôs, bar e restaurante, e da onde saem alguns passeios de jangada. Particularmente, eu prefiro ficar em lugares mais tranquilos e desertos, escolhendo uma boa pousada pé na areia e mais exclusiva.

Onde comer

Como falei acima, São Miguel dos Milagres oferece mais opções de bons hotéis e restaurantes. Assim, você também vai encontrar excelentes opções por lá!

  • Paru Bistrot: conheci este restaurante incrível, que fica no Paru Boutique Hotel. Ele é aberto para “não-hóspedes”, mediante reserva. Comi um polvo d-i-v-i-n-o! Destaque também para os drinks do lugar! Os pratos são assinados pelo chef Jonatas Moreira, que comanda restaurantes incríveis em Maceió… mas isso é assunto para outro post!
  • No Quintal: restaurante disputadíssimo, um dos mais recomendados! Precisa de reserva com antecedência para o jantar. No almoço, é só chegar!
  • Restaurante Sur: comandado pelo chef Serginho Juca, finalista do programa Mestre do Sabor, fica dentro da Pousada do Quadrado e é super recomendado.
Pode ser uma imagem de comida e área interna
  • Patricia Bistro: cozinha criativa, valorizando os produtos locais e super frescos. Outro que não tem como dar errado!
  • Villa Milagres: ao ar livre, e bem agradável, mas sem vista da praia e do mar. Porém, parece delicioso!

Olha, posso dizer com toda a convicção que esta viagem foi realmente incrível! Todos esses lugares de roteiro de Pernambuco e Alagoas merecem mesmo ser visitados. E o que falar de Alagoas?! I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L! Que estado maravilhoso! Pode marcar a sua viagem, que você não irá se arrepender!

Tem algum dica extra de São Miguel dos Milagres ou ficou com alguma dúvida? Manda pra gente!

Não deixe de ler os posts exclusivos de cada destino, com muito mais detalhes e dicas de cada um deles, e o resumão do roteiro de Recife a Maceió!

Veja dicas do que fazer em Recife em 1 dia, clicando AQUI!

Vale a pena ficar no Serrambi Resort? Veja tudo sobre este hotel, clicando AQUI!

Tudo o que você precisa saber sobre a Praia dos Carneiros, em Pernambuco, clicando AQUI!

Para dicas exclusivas de Maragogi, clique AQUI!

Próxima parada: Cânions do Xingó (também conhecido como Cânions de São Francisco)!

E não custa lembrar que adquirindo os produtos e serviços indicados pelo blog, é uma forma de reconhecerem o nosso trabalho e ajudar a mantê-lo!