O que fazer na Cidade do Cabo-África do Sul

Este é o último post sobre minha viagem incrível pela África do Sul, que começou em Joanesburgo, fazendo a Panorama Route até o Kruger Park, e seguindo pela Garden Route até a Cidade do Cabo, onde fiquei 6 dias. Sendo que antes disso tudo, ainda fiquei 5 dias em Zanzibar! Viagenzinha longa e muito bem aproveitada! Isso sim são férias!

Como já falei nos outros posts, a África do Sul me surpreendeu muito e fiquei encantada por este país. A Cidade do Cabo, com certeza, merece grande destaque, visto que é uma cidade completa! É super organizada, Possui praias incríveis bem próximas, vinícolas, muito contato com a natureza, e, ao mesmo tempo, tudo o que uma cidade grande pode oferecer.

Fiquei seis dias lá e posso garantir que tive programação em todos eles! Mas vamos às dicas!

Não deixe de ler o nosso post sobre como pesquisar passagens aéreas e encontrar os melhores preços, clicando AQUI!

Onde se hospedar na Cidade do Cabo?

A Cidade do Cabo é uma cidade grande, como outra qualquer, possuindo lugares bons e ruins para se hospedar. Então, é muito importante escolher com cuidado o bairro onde vai ficar, para evitar qualquer situação ruim, e você se sentir seguro. O lugar com os melhores hotéis fica no entorno do V&A Waterfront, com uma super infra-estrutura e segurança no entorno, por conta do complexo.

Me hospedei no Aha Harbour Bridge Hotel & Suites, que fica ali pertinho da localização que falei (5 minutos de carro) e tem um ótimo custo x benefício. O hotel parece bem novinho, os funcionários são super atenciosos, café da manhã muito bom, e tem estacionamento e internet inclusos na diária.

Resultado de imagem para aha harbour bridge hotel & suites cape town
Onde se hospedar na Cidade do Cabo

Se esta região do Waterfront estiver fora do seu orçamento (já que os hotéis dela são mesmo mais carinhos), outros dois bairros que passeamos e gostamos muito, mas muito mesmo foram: Green Point e Sea Point (nessa ordem). Ambos são próximos do V&A Waterfront (de carro), possuem bons hotéis e restaurantes, e comércio ao redor. Ficaria hospedada em Green Point numa próxima visita a Cape Town fácil, fácil.

O que fazer na Cidade do Cabo?

Table Mountain

Table Mountain é o cartão postal da Cidade do Cabo, portanto é imperdível! Não apenas por isso, mas também por ser um visual incrível, a mais de 1000 metros acima da cidade! Você sobe de bondinho e já vai apreciando a vista no caminho. Assim que chegamos em Cape Town, vimos que o bondinho estava funcionando e fomos direto pra lá. E já te dou 5 dicas importantíssimas sobre esse lugar!

Table Mountain - Cidade do Cabo

Dicas sobre Table Mountain

  1. O tempo na Cidade do Cabo é muito doido! Muda toda hora e do nada! Fora o vento… E toda vez que o vento aperta, ou chove, o acesso à Table Mountain é fechado. Por isso, no minuto que der para subir, não perca esta chance! Ouvi muitos relatos de pessoas que visitaram Cape Town, e não conseguiram subir.
  2. Além de olhar para o próprio bondinho para ver se ele está operando, você também pode consultar pela internet, antes de se movimentar até lá (Clique aqui para ver o site oficial.).
  3. A fila para a compra de ingressos costuma ser grandinha. Então, recomendo a compra online deles! Compramos na hora mesmo, pelo celular. Clique aqui para ver os valores do ingresso, e as regras sobre reembolso da compra antecipada, caso precise. E clique aqui para acessar o site oficial de venda de ingressos.
  4. O bondinho sobre girando!! Então, se preocupe sim em pegar uma janela assim que entrar nele, mas não precisa correr para um visu específico, já que você verá a subida de todos os ângulos!
  5. A parte de cima é surpreendentemente grande! Para você ter noção, tem até umas trilhas! Logo, não deixe para visitar no último horário do dia, para não ter que fazer tudo correndo. Nós ficamos quase 3 horas lá em cima, tirando muitas fotos, vendo lojinha, tomando café… sem nem entrar na tal trilha! Tudo lindo demais!
Table Mountain - Cidade do Cabo

V&A Waterfront

O Victoria and Alfred Waterfront é incrível e enorme! Nada mais é do que um grande complexo de entretenimento, juntinho ali do oceano, numa área portuária revitalizada. Tem de absolutamente tudo lá: um shopping gigante, com as principais lojas de grandes marcas mundiais, o Victoria Wharf; muitos bares e restaurantes; mercados; uma roda gigante; diversos passeios que saem dali (inclusive para a Robben Island, que é a ilha onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos); artistas se apresentando ao ar livre… O lugar está sempre movimentado, e é frequentado não apenas por turistas, mas por locais também.

V&A Food Market

O V&A Market é um dos braços do V&A Waterfront, ficando dentro do complexo. Acho que merece destaque não é muito falado e o lugar é um charme! É um mercado mais gourmetizado, sabe? Com opções de cafés, doces, sanduíches… tudo muito bonitinho e, aparentemente, gostoso. Quando descobrimos este local, ele já estava prestes a fechar, e não conseguimos explorar tanto quanto gostaríamos. Aliás, essa é outra dica: cada “braço” do complexo V&A Waterfront possui horário de funcionamento diferente. É bom ficar atento.

Robben Island

Este é um passeio que chorei (literalmente) por não conseguir fazer! A Robben Island é a ilha onde Nelson Mandela ficou preso por 18 anos (dos seus 27 anos de cárcere), e é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O que torna esta visitação ainda mais interessante é que o tour pela antiga prisão de segurança máxima é feito com um guia local, ex-prisioneiro dela, contando toda a história, em inglês, com toda a emoção do que viveu por lá.

Cidade do Cabo -  Robben Island

O barco para conhecer a Robben Island sai do V&A Waterfront, mais precisamente, do local chamado “The Nelson Mandela Gateway to Robben Island“, que é onde você compra o ingresso ou apresenta o mesmo, caso tenha comprado pela internet.

Este é um passeio disputadíssimo, pois, assim como a Table Mountain, é sujeito às condições do tempo. E sério… toda hora os passeios são interrompidos por este motivo! Por isso, quando o tempo está bom, os ingressos esgotam muito rápido. Estivemos na bilheteria três vezes e não conseguimos embarcar nenhuma delas, ora pelo tempo, ora por não ter mais ingresso.

Dicas sobre a Robben Island

  1. Assim como Table Mountain, este também é um passeio sujeito às condições climáticas. Desta forma, se você deseja conhecer a Robben Island, recomendo tentar fazê-lo assim que chegar na cidade, para aumentar as sua chances de conseguir.
  2. A fila para a compra de ingressos da Robben Island costuma ser grande e confusa. Até porque, para você entrar no prédio The Nelson Mandela Gateway to Robben Island, você deve passar por um detector de metais e isso acaba atrasando um pouco. Então, recomendo a compra dos bilhetes online. Você terá mais chance de embarcar em um dos barcos que estiverem operando no dia. E, caso seu tour seja cancelada pelo tempo, eles te reembolsam o valor da compra. Clique aqui para acessar o site oficial de venda de ingressos e as regras de reembolso.

The Old Biscuit Mill

O The Old Biscuit Mill é uma espécie de shopping super diferente que tem na Cidade do Cabo. Fica um pouquinho mais afastado do centro, num bairro chamado Woodstock, que começou a ser revitalizado.

The Old Biscuit Mill - Cidade do Cabo

O lugar é bem legal, com lojinhas mais alternativas, cafés, bares e excelentes restaurantes. Aos sábados, acontece uma feira de comida local e artesanal, bem movimentada, chamada The Neighbourgoods Market. Ela acontece das 9h às 14h, e é o dia que o The Old Biscuit Mill fica mais cheio. Assim, é recomendado chegar bem cedo, até umas 10am, para conseguir estacionar e aproveitar melhor.

Não conseguimos ir no sábado, pois foi o dia que chegamos na Cidade do Cabo e não deu tempo. Mas visitamos o lugar num dia de semana qualquer e achamos ótimo do mesmo jeito. Mesmo perdendo a feirinha, achei o lugar super interessante e que vale a visita!

The Old Biscuit Mill – informações essenciais

  • Dias de funcionamento: de segunda a sábado (fecha aos domingos e feriados).
  • Horário de funcionamento das lojas: Segunda a sexta: 10h – 16h / Sábado – 9h – 14h.
  • The Neighbourgoods Market (feirinha): aos Sábados, das 9h – 14h.
  • Endereço: 373-375 Albert Road, Woodstock, Cape Town
  • Estacionamento: de segunda a sexta, você encontra estacionamento no próprio local. Porém, aos sábados, por conta da feirinha, o mesmo não fica disponível. A recomendação é o estacionamento do College of Cape Town, em frente ao The Old Biscuit Mill, com entrada pela Kent Street.
  • OBS: os restaurantes possuem horário de funcionamento próprio.

Signal Hill

Esse lugar é simplesmente incrível, e é a vista mais famosa para se admirar o pôr do sol. Fica no alto de um morro, onde você chega de carro e tem estacionamento. Uma super dica é levar uma canga/toalha para sentar na grama, um vinhozinho e uns belisquetes para ir comendo e curtindo o momento. Ah! Dependendo da época, é bom levar casaco também, pois venta muitooooooo lá em cima! Conseguimos posicionar o carro bem de frente para o sol e só saímos quando eles estava se pondo mesmo (literalmente!). O frio estava demais!

Observação sobre as demais atrações da Cidade do Cabo

O bate e volta que fizemos para as vinícolas próximas à Cidade do Cabo, na região de Stellenbosch e Paarl será assunto para um próximo post, com mais detalhes. Da mesma forma, o passeio de um dia inteiro ao Cabo da Boa Esperança também será colocado em um post separado, com todas as dicas.

Cidade do Cabo - África do Sul

Onde comer na Cidade do Cabo?

Ô lugarzinho para se comer bem, viu?! Acho que não comi em um lugar ruim na Cidade do Cabo! Fora que, no geral, os preços também são bem amigos. Segue a lista dos restaurantes que fomos e gostamos!

Primi Wharf

Este restaurante fica no V&A Waterfront, no Victoria Wharf Shopping Centre, no segundo piso. É italiano e bem movimentado! Provei uma pizza deliciosa lá, e um espaguete de frutos do mar, que foi servido de uma maneira bem inusitada. Veio todo embalado num plástico transparente, e colocado no prato na hora de servir, pelo garçom. Tudo muito gostoso e acompanhado por um vinho sul-africano maravilhoso.

Moyo Blouberg

Esse restaurante é um pouco mais afastado do centro de Cape Town, mas não podíamos deixar de fora, já que foi indicação de uma grande amiga que morou por 2 anos na cidade.

O ambiente é super descolado, pertinho da praia, com varandão e comida e drinks deliciosos! Foi uma super dica mesmo!

The Bungalow Clifton

Lugar incrível para tomar uns drinks no final do dia, ver o pôr do sol e admirar a vista. Super recomendo!! Pedimos algumas entradinhas que também estavam muito gostosas, com um atendimento muito bom e ambiente super agradável (tipo lounge).

Onde comer na Cidade do Cabo
Cape Town - Cidade do Cabo

Como falei acima, tem mais 2 posts sobre a Cidade do Cabo (sobre vinícolas e o passeio ao Cabo da Boa Esperança). Mas, espero que com este já tenha dado para perceber o quanto esta cidade é especial! Me surpreendeu muito em todos os sentidos! Recomendo demais mesmo! Ela é completa: tem praias lindas, vinícolas, excelentes restaurantes e bares, tudo o que uma cidade grande precisa, e, ao mesmo tempo com uma boa qualidade de vida.

E você? Já conhece a Cidade do Cabo? Tem vontade de conhecer? Então me conta nos comentários!

E não custa lembrar que adquirindo os produtos e serviços indicados pelo blog, é uma forma de reconhecerem o nosso trabalho e ajudar a mantê-lo!