Vinícolas da África do Sul

Um passeio absolutamente imperdível saindo da Cidade do Cabo é conhecer as mais famosas vinícolas da África do Sul. Meu principal arrependimento desta viagem foi não ter trazido mais vinhos para o Brasil! Juro! E olha que eu trouxe umas 7 garrafas!

Próximo à Cidade do Cabo, a cerca de 50km, você encontra as principais cidades produtoras de excelentes vinhos: Stellenbosch, Paarl e Franschhoek.

Vinícolas da África do Sul

Hospedagem ou bate e volta

Você pode tanto reservar umas 2 noites para se hospedar na região e evitar o volante, ou fazer um bate e volta, como eu fiz, com muita moderação. Ambas as formas valem muito a pena!

Se preferir dormir na região, tenho ótimas recomendações do hotel De Haas Living @ Die Laan 40, em Stellenbosch. Além de não precisar dirigir, ou, pelo menos, ficar muito menos tempo no volante, se hospedar nessas regiões de vinícolas da África do Sul tem um ótimo custo x benefício, e passeios diferentes para fazer. Por exemplo, você pode alugar uma bicicleta e percorrer algumas vinícolas pedalando!

Vinícolas de Stellenbosch

Optando pelo bate e volta, você deverá estar com alguém que não beba, ou contratar um passeio saindo da Cidade do Cabo (o que te fará perder um pouco da autonomia na escolha das vinícolas).

Quais vinícolas da África do Sul visitar?

Como falei acima, as principais cidades produtoras de vinho, próximas à Cidade do Cabo são Stellenbosch, Paarl e Franschhoek. Ao pesquisa-las, você vai ver que tem uma quantidade infinita de excelentes vinícolas abertas para visita e degustação de vinhos. Todas que visitei possuem bons restaurantes e opções de degustação com chocolates ou harmonizadas com pratos. E agora? Qual escolher?

Melhores vinícolas da África do Sul

Pesquisei muito a respeito e peguei dicas com verdadeiros entendedores de vinhos e sommeliers, e escolhi algumas, que repasso aqui para você. Em todas elas comprei pelo menos uma garrafa para trazer para o Brasil.

Só preste muita atenção ao horário de funcionamento delas, no dia quando você for visitar, pois algumas fecham em determinados dias e depois de certa hora.

Eikendal (Stellenbosch)

Já tinha provado um vinho deles num jantar no Waterfront, na Cidade do Cabo, e tinha adorado. Sabia que não ia me decepcionar!

Eikendal - vinícolas da África do Sul

Eles possuem 3 tipos de Wine Tasting: Infused by Earth por 80 rands (rótulos “Premium”); Classic por 60 rands (5 rótulos); Cheesecake Pairing por 100 rands (3 vinhos harmonizados com 3 cheesecakes). Optei pelo Infused by Earth e amei! Comprei 2 garrafas já no início do dia!

Eikendal

Kanonkop (Stellenbosch)

Das vinícolas da África do Sul que visitei, esta é a única que exporta vinhos para o Brasil. Ainda assim, é super difícil de encontrar, e quando acha, é por um preço exorbitante!

Achei o atendimento dela sensacional e fez a diferença. O ambiente é bem agradável, parecendo bem familiar e os vinhos são sensacionais.

Boschendal (Franschhoek)

Esta foi a maior vinícola que visitamos neste dia. O lugar é lindíssimo, tem um restaurante incrível, onde almoçamos pratos devidamente harmonizados com os vinhos deles. Também tem um café super charmosinho para lanches mais rápidos.

Esta vinícola foi indicação de uma amiga minha que morou na Cidade do Cabo por alguns anos. Esta era a sua preferida, e realmente achamos tudo muito lindo e gostoso.

Tokara (Stellenbosch)

Achei esta vinícola a mais luxuosa de todas! O ambiente interno dela era puro glamour! Por fora, também é lindíssima.

Tokara - vinícolas da África do Sul

Na entrada dela tem umas 10 filas de parreiras com uma plaquinha na ponta falando que tipo de uva é de cada uma. Achei muito interessante para comparar e ver as diferenças entre elas bem claramente. No destaque do Instagram do blog tem os stories que fiz mostrando esta e as outras vinícolas da África do Sul que visitei, além dos outros lugares da viagem.

Não deixe de ler o nosso post sobre como pesquisar passagens aéreas e encontrar os melhores preços, clicando AQUI!

Vinícolas da África do Sul – Outras regiões

Além das vinícolas que mencionei acima, visitei outras 2 que recomendo demais: a Hermanuspietersfontein (sim! É esse nome mesmo!), que mencionei e dei detalhes no post sobre a Garden Route, e fica em Hermanus; e a Groot Constantia, que fica dentro da própria Cidade do Cabo.

Groot Constantia

A Groot Constantia é a mais tradicional e mais antiga das vinícolas da África do Sul. Ela fica dentro da Cidade do Cabo, a cerca de 20km do Waterfront. Bem pertinho mesmo!

Pela idade e proximidade, ela é super preparada para receber os visitantes, tendo uma boa infra-estrutura e sendo bem grande. Aqui, provei a degustação de vinho com chocolate e simplesmente AMEI!

Groot Constantia - degustação de vinho com chocolate

Apesar de ser extremamente chocólatra, nunca imaginei que essa combinação fosse dar certo… mas dá sim! E muito! Os chocolates deles são de fabricação própria, são bem levinhos e maravilhosos! Nessa, tive que comprar vinhos e chocolates! E também me arrependi de não ter comprado mais chocolate…

Vinícolas da África do Sul  - vinho com chocolate

Nesta vinícola, a degustação simples inclui 5 vinhos e custa 90 rands; e a harmonizada com chocolate inclui 5 vinhos e 5 chocolates, custando 140 rands. Em ambas, você leva para a casa a taça utilizada, com o nome da vinícola.

Vale a pena conhecer as vinícolas da África do Sul?

Para quem gosta de vinhos, a visitação a estas vinícolas da África do Sul são absolutamente imperdíveis! Como falei acima, meu grande arrependimento dessa viagem foi não ter comprado mais vinhos para trazer para o Brasil! Vale destacar que muitos rótulos também são vendidos no Duty Free do aeroporto de Joanesburgo, o que é ótimo, pois comprando lá, na área de embarque, você pode trazer as garrafas na mala de mão. E os preços são bem justos. Nada muito superior aos praticados nas vinícolas não.

Melhores vinícolas da África do Sul

Por aqui encerro a sequencia de posts sobre a minha viagem incrível por Zanzibar e pela África do Sul! Espero que te ajude a planejar a sua viagem, sonhar com ela, ou conhecer mais um pouquinho sobre estes lugares. Qualquer dúvida, permaneço à disposição! Basta escrever nos comentários deste post!

E não custa lembrar que adquirindo os produtos e serviços indicados pelo blog, é uma forma de reconhecerem o nosso trabalho e ajudar a mantê-lo! 

Já salva a foto abaixo no Pinterest, para consultar o post sempre que precisar!